Media
Notícias

Inquérito de Produtos CGI Manufacturing Execution Systems (MES) 2018 para ajudar os fabricantes a atingirem a excelência na cadeia de fornecimento digital

No seu 18º ano, este estudo anual serve como um guia de referência para fabricantes que procuram soluções MES para responder aos seus desafios digitais

Lisboa, 11 Abril 2018 -  

A CGI (NYSE: GIB) (TSX: GIB.A) apresentou os resultados de 2018 do seu Inquérito de Produtos Manufacturing Execution Systems (MES), um guia de referência anual para produtos MES. Já na sua 18º edição, este estudo anual ajuda fabricantes em todo o mundo a navegarem a complexidade do mercado MES e escolherem a solução MES que lhes proporcione um melhor suporte às suas necessidades digitais.

Os conhecimentos globais da CGI em Manufacturing Execution Systems (MES) constituem um dos pilares da CGI para uma transformação digital bem-sucedida, apoiando os fabricantes a otimizarem todos os aspetos da produção e permitindo-lhes atingir a excelência operacional.

As tecnologias e soluções MES desempenham um papel fundamental na transformação digital da indústria transformadora. À medida que as empresas fazem a transição para a indústria 4.0 e para cadeias de fornecimento inteligentes e integradas digitalmente, a escolha da solução MES mais adequada é um aspeto crítico para responder aos desafios desta transformação. O 2018 CGI MES Product Survey apresenta a mais recente informação de produtos MES, em conjunto com tendências de mercado e perspetivas futuras, para ajudar as empresas a identificarem, definirem uma lista restrita e selecionarem a solução MES perfeita de entre as diferentes opções disponíveis no mercado.

“Para ir ao encontro das expectativas das empresas do setor da indústria transformadora por mais informação e suporte MES, o inquérito irá ser complementado por serviços de valor acrescentado adicionais que foram desenvolvidos em parceria com diferentes fornecedores de MES”, afirmou Dirk de Groot, Senior Vice-President da CGI na Holanda. “Estes serviços estarão disponíveis através de um portal dedicado que irá apresentar aos fabricantes a mais recente e abrangente informação MES num único local.”

A edição deste ano coloca uma particular ênfase no impacto dos produtos MES na digitalização total da cadeia de fornecimento e ilustra a abrangência do seu suporte para funcionalidades de produção inteligente. Aliás, o inquérito revela que cerca de 50% dos atuais fornecedores de MES atualmente incluem funcionalidades adicionais de tecnologia associada à indústria 4,0 nos seus produtos para ajudar a concretizar os objetivos de fabrico inteligente das organizações.

A visão da CGI para a transformação da cadeia de fornecimento é apoiada em seis pilares chave, que permitem aos fabricantes a otimização da totalidade da sua cadeia de fornecimento e acelerar a sua jornada para uma cadeia de valor integrada. Estes pilares (Cliente Digital, Resposta Adequada para a Procura, Fábrica Integrada, Distribuição Perfeita, Serviços de Campo e Centro de Controlo) estão em demonstração no Global Center of Excellence for Supply Chain Management, localizado em França, onde as empresas podem beneficiar da experiência da CGI nesta área, melhores práticas e inovações, pesquisar, avaliar e debater a transformação da totalidade da sua cadeia de fornecimento.

“A Indústria 4.0 e o ecossistema interligado digitalmente são aspetos essenciais para as empresas industriais”, afirmou Fabien Debu, Senior Vice-President da CGI na França. “A nossa visão para a indústria transformadora é centrada na otimização da tecnologia para construir os pilares da Indústria 4.0 e para tornar possível uma cadeia de fornecimento integrada digitalmente. A analítica avançada, em especial, irá desempenhar um papel chave na potencialização do MES para atingir a excelência na indústria e para atingir objetivos estratégicos.”

O inquérito de produto é liderado pela equipa de especialistas em indústria da CGI no Centro de Excelência MES da CGI na Holanda. Baseia-se nas respostas dos fabricantes a um questionário de produto, em conjunto com os CGI Client Global Insights de 2017, os quais apresentam os resultados de entrevistas de fundo com mais de 1,300 líderes tecnológicos e empresariais. Em cada ano, os resultados do inquérito são integrados na Atlas Manufacturing Framework (AMF) da CGI, a qual ajuda a alinhar as áreas de tecnologias de informação industrial de cada organização com a sua cadeia de fornecimento e estratégia de produção.

Para saber mais sobre o 2018 CGI MES Product Survey, pode contactar-nos.

Acerca da edição de 2018 do inquérito de produto MES da CGI

O inquérito de produto MES 2018 da CGI é um relatório abrangente que conjuga as mais recentes tendências em MES e proporciona aos fabricantes uma panorâmica clara de produtos e perspetivas de desenvolvimentos do mercado MES. O inquérito é conduzido pelo Centro Global de Excelência MES da CGI, na Holanda.

Acerca da CGI

Fundada em 1976, a CGI é a quinta maior empresa mundial independente de serviços de tecnologias da informação e de processos de negócio do mundo. Com aproximadamente 72,500 profissionais em todo o mundo, a CGI oferece um portefólio completo de serviços, que incluem soluções avançadas em TI e consultoria de negócio, integração de sistemas, e serviços de outsourcing de processos de negócio. Estes serviços são complementados pelas soluções de propriedade intelectual da CGI que ajudam os clientes e acelerar resultados e a transformar digitalmente as suas organizações. Apresentando uma receita anual de 10,8 mil milhões de dólares canadianos, a CGI está cotada nas bolsas TSX (GIB.A) e NYSE (GIB). Website: www.cgi.com.

Para mais informações:

Investors and media:
Lorne Gorber
Executive Vice-President, Global Communications and Investor Relations
lorne.gorber@cgi.com
+1 (514) 841-3355

Local Media:
Manuela Rosa
Portugal Marketing & Communications
manuela.rosa@cgi.com
+351 210 018 000